terça-feira, 10 de março de 2009

O Eterno e a Felicidade

A grande busca humana desde sempre é por alcançar o estado de felicidade, mas o conceito se torna efêmero dada a diversidade de anseios que supostamente conduziriam o indivíduo ao almejado nirvana holístico.
Não me furto a associar felicidade com o eterno, mesmo que não vislumbre a fusão de ambos. O eterno, ao contrário do que imaginava, não é a contagem infinita de tempo, mas a ausência desta contagem. Seria como um congelamento de tempo, espaço e respiração sem que fizessem falta. A felicidade é a satisfação homeostática empírica, é experimentar um prazer equilibrado, assim, como citei no início, é um estado. Ninguém é feliz, apenas está feliz. Imagine viver dois dias seguidos sentindo um orgasmo ininterrupto... estando nós sob a ação do tempo, seria morte na certa, algo como matar a galinha dos ovos de ouro.
A felicidade, portanto é momentânea e pragmaticamente diluída em situações variadas e alternadas. Costumo dizer que se pode também medir a felicidade pelo número de vezes que dizemos “obrigado”, a cada vez que pronuncio esta palavra, alguém me proporcionou prazer e um momento feliz. O conjunto destas situações dá a medida do quanto se é feliz.

Felicidade plena e invariavel somente quando o Absoluto estabelecer o eterno.

5 comentários:

  1. Obrigada vc!!!!!!!!!
    "Esteja Feliz"
    Beijossssssssssss
    Adorei tudo isso aqui!!!Pq adoro momentos felizes...e desses momentos construimos uma vida inteira!
    As vezes boa... outras, não muito boa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei que a felicidade era um estado, fui feliz um monte de vezes e não me dei conta. Lendo suas definições conclui que o jargão "eu era feliz e não sabia" se aplica a mim.
    Quando vc publica seu livro mesmo? hehehe
    Obrigada por me fazer feliz mesmo de longe.
    Beijooooooo !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Samuca...
    Sua eloquencia já era bem conhecida e o precedia em qualquer apresentação, mas definitivamente vc é completo intelectualmente falando. Sua lucidez com as palavras é espetacular e rara.
    Impressionante!!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, tenho a oportunidade de exercer a honrosa satisfação de dizer obrigado.
    A felicidade é também, portanto, encontrar nas palavras desse texto algo que sentimos e por vezes, não conseguimos expressar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Procurei palavras e frases que pudessem expressar sua maneira de escrever, algumas seriam exageradas outras insuficientes, fiquei com a seguinte:

    DESCONCERTANTE

    Não poderia deixar de dizer Obrigado!!!

    ResponderExcluir

 
Acessos desde 04/03/2009

Web Statistics
OfficeMax.com Shopping