sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sucesso

Não é raro cometer-se o erro de vivamente hostilizar uma tendência ou pessoa porque aconteceu enxergar apenas seu lado exteriorizado, seu estiolamento ou os defeitos de suas virtudes, que lhe são inescapáveis; há sempre desprendimento em prontamente criticar e marginalizar o que não se conhece e parece moralmente inaceitável.
Então vira-se-lhe as costas buscando uma direção contrária, pois a fraqueza impede de encarar tal diferença; mas o melhor seria procurar os aspectos bons e fortes, ou desenvolvê-los em si mesmo.
O senso comum tem a explícita dificuldade em evoluir, pois nutre prazer em apontar defeitos alheios ao invés de usá-los como exemplo. Isto requer, sem dúvida, um olhar mais vigoroso e uma vontade maior de promover o que é imperfeito e está em evolução, em vez de perscrutá-lo e negá-lo em sua imperfeição.
O sucesso é para poucos por que requer a combinação de visão holística, disciplina e sacrifício pessoal, nuances pouco cultivadas concomitantemente; é fácil perceber isso de forma empírica observando a marca maior da ausência de disciplina, o atraso; estar constantemente atrasado denota falta de organização pessoal e conduz ao natural o indivíduo à integrar o senso comum.

5 comentários:

  1. Samucaaa...
    Já estava com saudade de seus textos que são sempre instigadores e interessantes.
    Beijooooooo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Samuca...

    Muitas coisas estão ocultas sob os olhos do senso comum... Há que se olhar todas as coisas em sua real profundidade...


    Senti-me honrada com sua visita e envaidecida com seu comentário... Vindo de você, que escreve textos tão profundos e interessantes, é mais que um elogio...

    Que sua luz continue a brilhar tão intensamente assim! É o que estou te desejando lá na minha página...

    Abração, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do blog.
    Disciplina é o que precisamos ter sempre: como é difícil não cair na tentação de dormir mais 5 minutinhos, de dar só uma paradinha nos estudos e etc... Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Samuca!!

    Eu sumi um tempo, mas você bateu meu record!!

    Esperando aqui, para ler um novo texto seu!

    Bom feriadão para ti, beijo!

    ResponderExcluir
  5. Samuca...

    Há um ditado popular que diz: "Vida boa é a do vizinho". Tal frase é constantemente usada quando alguém começa a se destacar entre seus pares, e inevitável é observar bombardeios de críticas e demais comentários depreciativos, sem mesmo considerar qual preço foi pago por aquele que ascende, e portanto, nada fazendo para mudar sua realidade. Integram esses, como já mencionado por você, o grande universo do senso comum.

    ResponderExcluir

 
Acessos desde 04/03/2009

Web Statistics
OfficeMax.com Shopping