terça-feira, 3 de março de 2009

Para começar

À medida que crescemos e somos expostos à complexidade de nosso mundo, a influência de fontes externas em nosso aprendizado fica cada vez maior, uma vez que a nossa experiência pessoal é naturalmente limitada e a aplicação de um raciocínio, a priori, fica relativamente restrita aos fenômenos que conhecemos com uma certa profundidade.

A essência do pensamento crítico consiste na habilidade de elaborar e entender um argumento lógico e - especialmente importante - reconhecer um argumento falho ou fraudulento. Não é uma questão de gostarmos ou não da conclusão que emerge de uma linha de raciocínio, mas sim se a conclusão realmente é resultado da premissa inicial e se esta premissa é válida.

Só existe uma verdade absoluta e esta é tão complexa que excede o tacanho, embora pretenciso, entendimento humano. Todos nós temos nossa verdade própria que serve como pilar da auto-existência intelectual, moral e espiritual. O senso crítico é uma ferramenta pouco utilizada, mas essencial para desenvolver a capacidade de alterar os rumos dessa verdade própria e promover uma real evolução intelectual.

5 comentários:

  1. ô seu merda...
    Lá vem vc com estes textos que só se compreende depois de 10 leituras seguidas... Pode parar... pq vc não escreve sobre copo de água, ou bananas maduras ? O raio é que eu começo a ler e não paro enquanto não entender tudo... de qualquer forma, parabéns.
    Abraço.
    Leandro.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Sam,
    O pensamento que enriquece o conhecimento só se alcança por esforço, o entendimento que permanece é sempre conclusivo e nunca algo a nós diretamente apresentado, a conclusão lógica do texto apresentado vale mais do que se fosse escrita diretamente. Continue assim.
    Que Ele, o Começo e o Fim, o Absoluto e Imutável,
    te abençoe e te guarde.

    Grande abraço.

    Rany

    ResponderExcluir
  3. Num mundo onde as mudanças são tênues, não se pode afirmar haver uma verdade absoluta, pois um senso crítico aguçado vai se nortear pela cautela analítica de casa contexto. Tudo se pauta na relatividade do momento. O que é certo agora pode não ser amanhã. O que é bom agora pode perder o seu deleite no futuro.
    Seus textos instigam-me !
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. E isso ai amigo!
    A "Verdade e o que e, e continua sendo, mesmo que se pense o reves."

    Que voce continue assim,ta evoluindo com certeza. Quanto aos pretenciosos, deixe que percam a graca da real evolucao intelectual.

    Voce ta de parabens!Mi.

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro,
    A habilidade com que você transita por mais variada casta de temas não me surpreende dado meu conhecimento de sua admiravel sensibilidade com aquilo que é o humano. Tenho comentado a respeito de seu talento com meus pares nesta casa.
    Felicidades.

    ResponderExcluir

 
Acessos desde 04/03/2009

Web Statistics
OfficeMax.com Shopping