segunda-feira, 30 de março de 2009

Síndrome de Münchhausen

Verdade e mentira, ao contrário do que se pensa normalmente, estão ligadas de forma muito íntima, na medida em que a mentira é afirmar como verdadeiro aquilo que se sabe falso. A necessidade diuturna de se vender uma imagem socialmente aceitável torna a mentira um instrumento corriqueiro. Diante da simples pergunta: “tudo bem?” tasca-se a primeira e mais curta mentira do dia – “tudo!”; Assim, a mentira configura-se um fenômeno de falseamento da verdade, de oposição à veracidade, um mecanismo de conveniência e convivência social, de estratégia de sucesso, enfim, é uma questão de sobrevivência do ser humano.
Muitas vezes levadas pela insegurança de serem aceitas tal como são, as pessoas caem na tentação de enriquecer suas histórias e enaltecer suas habilidades de forma a causar uma impressão mais favorável em outras pessoas. Além de atender diretamente às aspirações próprias, a mentira satisfaz também interesses de maneira indireta. Mentir é um recurso fácil de se recorrer, sem necessidade de passar por esforços ou penúrias, ainda que haja o permanente risco de ser descoberto.
O hábito arraigado de mentir constantemente pode refletir um transtorno da personalidade chamado de pseudologia fantástica, que seria caracterizado por uma compulsão a fantasiar uma vida fictícia para causar grande mobilização e perplexidade em outras pessoas, isso também é conhecido como Síndrome de Münchhausen.
Um enganador conta com o inverossímil para manter sua farsa e precisa ser dotado de boa memória, quando cansa, inconscientemente se deixa descobrir. Estes causam as maiores comoções.

6 comentários:

  1. Onde está a revista Piauí, que não contrata o Samuca como colunista? - a revista Piauí dirigida por Mário Sérgio Conti, é uma publicação periódica que eu gosto muito. Tráz no seu corpo, textos polidos, ácidos, atuais, dicotômicos, textos aliás, no padrão deste.

    ResponderExcluir
  2. O melhor de tudo, na minha opinião, é que a verdade depende mais do que queremos acreditar, daí podemos conviver com essas infindáveis nuances do ser humano.
    Se couber o sentido gramatical, o normal é excepcional!
    Valeu mestre!

    ResponderExcluir
  3. Isso aqui e pequeno demais pra dimensao do escritor que voce se revelou, amo seu jeito de escrever mas, e incrivel como me impressiona a cada novo texto.
    Sou sua fa migoooooo...
    Beijo,Mi.

    ResponderExcluir
  4. Oi Samuca, foi gentil da sua parte a olhadela que deste no meu blogersito - rs- o meu não chega ao nível do seu (e esse não é puxa-saquismo, não sou dessas. rs.) parabéns!!!

    Amei todas as postagens, quanto a essa em especial, muitas vezes me pego a refletir sobre esse assunto, penso que gastasse muito mais neurônios para se bolar e manter uma mentira do que se dizer a verdade.

    Nossa, como sofro com meus clientes que não sabem dizer simplesmente que não estão interessados no que foi proposto, rodeiam e rodeiam, inventam desculpas e etc, subestimam minha inteligência, minha sorte é que tenho uma sensibilidade que não me deixa na mão.

    Estarei acompanhando seus postes...bjs

    ResponderExcluir
  5. Conheci uma pessoa maravilhosa, que me fez apaixonar perdidamente, só que por duas vezes descobri que mentia, mas mentia e não assumia sua mentira! Chegava a olhar em meus olhos e dizer: "Não fui eu que fiz isto eu te amo, vc não tem noção do amor que sinto por vc, não tenho nada com outra pessoa" (e eu sabia que tinha). Mentiu para minha família, e ainda afirmou para esta pessoa com a qual estava envolvida, a dizer que eu era louca, queria ser sua DONA, que não queria ninguém DEPENDENTE EMOCIONAL A pessoa com a qual ela queria um envolvimento disse com todas as letras que apenas queria sua amizade! Meu Deus foi um choque para minha família (que adorava ela) e para mim também! Pois até então enquanto eu não sabia de nada, achava que éramos um casal perfeito. Além de me trair, reverteu a situação, disse para todos que nunca mais queria saber de mim, que eu era louca, estou a três meses ainda em estado de choque!

    ResponderExcluir
  6. Conheci uma pessoa as um ano atras, começamos a nos relacionar... e de uns oito meses pre ca andei vasculhando a sua vida.... mas não por querer somente, mas porque sabia que havia algo de errado. Não sei quando começarão, o grande problema era que eu percebia as mentiras mas não as sustentva em mim... mas ele não as deixava cair, o mais incrivel é que eu cansei de coloca-lo na parede mas ele nunca assumia. descobri hj por um amigo dele que é veridico e comprovado por exames que ele sofre do mal de bournbon.... me doeu mais ainda.... sou evangelica, e acredito nos milagres do Senhor e a unica coisa que posso fazer hj é orar e pedir a misecordia de Deus sobre a vida dele, pq mesmo ele mentindo, muita coisa ainda sei que é verdade, que ele é ser humano ta doente e precisa de ajuda... e que por isso não vamos larga-lo na mão... uma hora a mae dele vai embora, afinal ela ta numa idade bem avançada.... mas obrigada tirei minhas duvidas

    ResponderExcluir

 
Acessos desde 04/03/2009

Web Statistics
OfficeMax.com Shopping