sábado, 11 de abril de 2009

Um Amigo

Este é o último texto da quase involuntária trilogia “UM”, composta por Um Princípio, Um Sofista e agora Um amigo.

Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto, e em determinado ponto da viagem discutiram e um alvejou o outro com soco certeiro. Ofendido, sem nada a dizer e ainda caído, escreveu na areia:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO

Seguiram e chegaram a um oásis, onde resolveram tomar um banho. O que havia sido esbofeteado começou a afogar sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um ponteiro e escreveu numa pedra:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA

Intrigado, o amigo perguntou:
- Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreves na pedra?
A resposta foi:
- Quando alguém nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar; porém quando alguém nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória do coração, onde vento nenhum do mundo poderá apagar.

Lembrei desta lenda quando, ontem, um grande amigo me contou que alguém lhe causara um prejuízo de proporções consideráveis, mas mesmo assim resolvera perdoar e esquecer. O fato de o valor do prejuízo fazer grande diferença em seu orçamento torna a atitude muito mais que rara, nobre; e me faz ter a convicção de que uma das melhores coisas que me aconteceram nos últimos tempos foi me deixar afetar por tão majestosa amizade, daí só tenho a inferir a seguinte ilação sobre amigo:
Amigo é quem te dá um pedaço do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedaço do céu, se é o sonho que te faz falta; É mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o alimenta e satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.
É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

5 comentários:

  1. "(...),e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu." - Não há nada mais mesquinho do que reter conhecimento.

    "É aquele que cede e não espera retorno porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o alimenta e satisfaz" - tenho amigos que só a presença já traz alegria e satisfaz, não se faz necessárias as palavras.

    Muito bom tudo: Amizade = Saber perdoar.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Samuca, obrigado pelo texto, e por nossa convivência e amizade.

    ResponderExcluir
  3. Grande texto e definições perfeitamente mescladas com poesia e realidade.
    Muito Bom !

    ResponderExcluir
  4. Samuca,
    Você é de uma delicadeza, sensibilidade e fineza extremamente rara com seus amigos, os homens devem se sentir honrados e nós mulheres nos sentimos seduzidas e encantadas com sua amizade.
    Beijooooooooooo ! Lindo!

    ResponderExcluir
  5. Olá... Sua sensiblidade rara me inspira!
    Beijo.

    ResponderExcluir

 
Acessos desde 04/03/2009

Web Statistics
OfficeMax.com Shopping